5 dicas importantes para auxiliar na hora da avaliação

A avaliação do imóvel é uma etapa importantíssima para realizar a captação. Pode parecer fácil, mas se o corretor não estiver atento aos fatores importantes, pode acabar cometendo gafe e valorizando ou desvalorizando demais o imóvel. Pensando nisso, separamos 5 dicas importantes para auxiliar nessa hora!

1) Localização

Existem regiões que são mais valorizadas que outras, então avalie a localização do imóvel. Atente-se para o comércio, o lazer e a segurança. Os três são itens essências para indicar que um imóvel fica bem localizado. Imóveis do Rio de Janeiro, localizados próximos ao Metrô, por exemplo, são sempre mais valorizados.

2) Características físicas do imóvel

Andar, metragem, posição…. As características físicas são importantíssimas na hora da avaliação. Um imóvel que contenha as características mais procuradas, por exemplo, acaba sendo mais fácil de vender ou alugar.

3) Características financeiras do imóvel

Condomínio, IPTU, financiamento… Estas informações financeiras também impactam muito na hora de fechar negócio, por isso o valor do imóvel deve considerar todo o restante.

4) O estado do imóvel

O cliente normalmente deseja fazer reforma, mas isso não dever ser uma necessidade. Lembre-se que o estado do imóvel influencia no preço, então quanto mais conservado o imóvel, mais valorizado ele será. Imóveis que foram reformados recentemente ou que possuem mobília planejada e dentro da tendência do mercado, podem sofrer uma ótima valorização.

5) Converse com o proprietário sobre a necessidade da venda

Imprevistos acontece com todo mundo o tempo todo. As vezes o proprietário tem urgência em vender para conseguir resolver algum problema. Com isso, ele fica mais disposto a negociações. Sempre converse com ele!