COMO FAZER ANÚNCIOS DE IMÓVEIS IRRESISTÍVEIS PARA VENDER MAIS?

Para muitos Corretores de Imóveis e Imobiliárias isso é uma dúvida comum e se você também está nesse time, neste artigo falaremos da enorme importância de dedicar-se à tarefa de escrever seus anúncios de imóveis.

Para melhor entendimento, pense na Internet como como se ela fosse um Shopping Center e nas Imobiliárias sendo as lojas (uma ao lado da outra) e os anúncios dos imóveis são a vitrine da sua loja. 

O shopping está lotado de pessoas interessadas em fazer negócios e sua vitrine precisa estar impecável para atrair o olhar do consumidor e deixá-lo com uma vontade irresistível de entrar na sua loja.

Utilizando esta analogia reflita: Como está a vitrine da sua loja?
Ela está bonita? Os produtos estão bem apresentados?
É um convite para que o Cliente entre na loja ou ele vai passar por ela sem sequer notá-la?

Então,para que seu anúncio seja irresistível e alcance leads altamente qualificados é fundamental caprichar em todos os detalhes possíveis do anúncio.

Uma excelente escrita é o mínimo para mostrar sua qualificação como profissional. Evite gírias e erros gramaticais.

Seja claro, objetivo e verdadeiro nas informações, priorizando as mais importantes.

Ofereça visitas virtuais e sempre informe a disponibilidade do imóvel para as visitas presenciais.

Use ótimas fotos e vídeos do imóvel no seu anúncio.
Não deixe de incluir legenda nas fotos, elas são ajudam o Cliente a entender o que está sendo apresentado na foto.
Sempre possível crie também um vídeo do imóvel. Este tipo de recurso é bastante apreciado pelos Clientes e tem sido cada vez mais valorizado pelo Google. O YouTube vem se destacando em meios à redes sociais.

Sabemos que o perfil do consumidor mudou e seu comportamento na jornada de compra também.

Com o avanço de tantos recursos tecnológicos disponíveis, apenas com um celular em mãos, os Clientes de hoje, já sabem o que querem e também conhecem exatamente o que podem encontrar no Mercado.
Isso significa maior exigência por parte deles e da atualização dos mecanismos de buscas do Google.

Nesse sentido, você precisa entender e pesquisar qual é a intenção da pesquisa que esse Cliente faz? Como ele faz? E o que ele espera encontrar?

FOQUE EM ESCREVER O QUE SEU PÚBLICO ALVO PROCURA, SEMPRE UTILIZANDO OS TERMOS QUE ELE USA PARA PESQUISAR.



Os anúncios de imóveis são compostos por partes: como título, descrição, imagens, vídeos e etc.
Nos tópicos à seguir vamos nos aprofundar em cada uma das partes que compõem a elaboração de anúncio de imóvel irresistível.

TÍTULO DO ANÚNCIO:

UTILIZE UM TÍTULO PEQUENO E USE APENAS PALAVRAS-CHAVE

Não digite o título todo em letras maiúsculas e não utilize símbolos, aspas ou outros caracteres especiais

Seu título não deve ser muito longo para não prejudicar a posição do seu anúncio em sites de busca e garantir a leitura na íntegra quando exibido no Google ou Portais Imobiliários.
O ideal é utilizar até 65 caracteres no título do anúncio e talvez nem sempre seja possível ficar dentro desse limite, mas, procure não ultrapassar muito, ok?


Na hora de montar o título dos seus anúncios de imóveis, lembre-se que o Google faz questão de mostrar os resultados mais relevantes para o critério de busca das palavras que o Cliente utilizou na pesquisa.

Significa que para que seu anúncio se torne um resultado relevante, e ter boas chances de ser exibido, é importante que você utilize as mesmas palavras que seus clientes utilizam na hora de pesquisar. 

Então, se você sabe que os Clientes fazem buscas específicas, utilizando palavras específicas, deve focar e usar essas palavras na hora de montar seus anúncios.

Mas, se você não tem ideia de que palavras seus clientes usam, siga as dicas abaixo para montar um anúncio de imóveis campeão de vendas

Em especial, 3 elementos devem compor o título no anúncio: 
O tipo de imóvel, objetivo do negócio (venda ou aluguel) e a localização dele.
Não necessariamente precisa ser nessa ordem e, inclusive, é muito positivo que você varie a ordem das palavras chaves em cada título que fizer.

Além do tipo, objetivo e localização, se o imóvel possuir um diferencial é válido também incluí-lo no título, como por exemplo: se o imóvel é de frente para o mar, se é indevassável, próximo a praça X, com playground, com piscina e etc…

Quando for escrever sobre a localização do imóvel antes avalie se ela é conhecida ou se é um diferencial, se sim, coloque-a no título.
Mas, se o nome do condomínio, por exemplo, for uma palavra mais buscada/ conhecida que o bairro, use o condomínio ao invés do bairro para referenciar a localização no título.
Caso contrário, se o bairro ou condomínio não forem termos conhecidos  e consequentemente menos buscados, use uma região conhecida como ponto de referência para a palavra chave de localização.

Você deve ser o mais específico possível. Normalmente o nome da rua e o Bairro são os mais importantes em cidades grandes, mas dependendo da sua localização, em cidades pequenas em especial, é mais importante priorizar a cidade em vez do bairro, ou o nome do condomínio em vez da rua.

Veja alguns exemplos:

– Apartamento à venda em Ipanema, de frente para o mar
– Cobertura indevassável à venda na Barra da Tijuca
– Loja comercial de esquina em Copacabana para alugar
– Terreno a venda de 1000m2 próximo ao centro comercial de Atibaia.
– Apartamento com playground para alugar em Barueri
– Casa com piscina no condomínio Alphaville para Venda


DESCRIÇÃO DO IMÓVEL:


SEJA HONESTO, CRIATIVO E SAIA DA MESMICE!


Você já sabe que seu foco deve estar no Cliente e no que ele procura, então, esforce-se em fornecer informações relevantes que respondam ao maior número de perguntas do Cliente, sem que ele de fato pergunte.


Aposte alto nos 120 primeiros caracteres, que é o tamanho do texto que aparece no resultado do Google antes do cliente clicar nele.
Porém, não economize nos caracteres e nem nos detalhes!

Se o seu site tiver estruturado para SEO, essa descrição será exibida no Google como na imagem abaixo. 


Seja original! Evite começar com descrições metódicas e ultrapassadas do tipo: ” Excelente apartamento com 2 quartos, 1 banheiro social, sala conjugada com cozinha, varanda e área de lazer.”


Conte uma história abordando os pontos positivos e diferenciais do imóvel, como aspectos da construção, decoração, iluminação interna, lazer, posição, vistas, localização, vizinhança, proximidade de locais de interesse, facilidade de locomoção, forneça o máximo de informações da região. 

Se necessário for, fale sobre o motivo da venda, o estado da propriedade, as vantagens na aquisição, o preço (justifique caso esteja acima do mercado: reforma recente, pintura nova, andar alto e etc…)

Use adjetivos para qualificar os cômodos.

Considere o crescimento expansivo de interessados em espaços pet friendly e inclua também este tipo de informação no anúncio.

Divulgue a disponibilidade de visitação no anúncio.

Separe os assuntos em parágrafos, livre-se de frases muito longas e abreviações de palavras.

Bons anúncios não apenas encantam os Clientes como também poupam muito seu trabalho.
Ao fornecer informações completas em seus anúncios, não precisará dispor do seu tempo dando explicação do que não expôs no anúncio, e melhor, os Clientes que entrarem em contato com você, certamente serão leads muito mais qualificados!


Estimule a curiosidade do cliente ao ponto de fazê-lo clicar no anúncio.
Permita que o interessado consiga absorver o ambiente com a descrição e se envolva com o imóvel! 

Veja um exemplo:

Apartamento com varanda gourmet numa região super arborizada! 
Ótima ventilação, sol da manhã, duas vagas de garagem e portaria 24 horas.

A sala é muito ampla e aberta para dois ambientes. O teto é rebaixado e a iluminação indireta, o que proporciona uma atmosfera de aconchego. 
A varanda gourmet é um charme! Perfeita para receber os amigos e a família com muita personalidade e conforto!

Quatro quartos com excelentes armários, sendo um suíte com closet. Todos possuem muita luz natural e janelas bem grandes.

Banheiros sociais e suíte com blindex e bancadas em granito. Os revestimentos são claros e trazem muita sofisticação ao ambiente. 

A Cozinha possui despensa integrada é super arejada tem muita luz natural iluminando cada canto.
A Área de serviço tem uma ótima lavanderia e dependência completa de empregada.

O condomínio aceita seus bichanos e possui uma área comum bem espaçosa .
Possui jardim com paisagismo e área de lazer com espaço kids. Ainda tem salão de festas para você comemorar suas realizações.
Para os dias de sol e descontração tem churrasqueira e piscina externa.

A área é residencial, segura e tem acesso bem fácil à tudo o que você vai precisar!

Perto do metrô, você estará só há 10min da estação Vila Mariana (linha azul) e 15 min da estação Chácara Klabin (linhas verde e lilás).

Você vai poder contar com um supermercado super completo, a 7 min de caminhada.  Tem uma academia e petshop na mesma rua! 

O comércio é farto no entorno com padarias, lanchonetes, farmácias, bancos, praças, escolas, feiras livres de artesanato e alimentação compõem algumas das inúmeras vantagens da região.

E fica a dica: o Parque da Aclimação fica somente a 6 min de carro ou de ônibus, tem um ponto a 80m.

Sabe aquele clima de quem está fora do movimento da cidade? Assim é esse lugar! 
Agende sua visita e sinta toda beleza e tranquilidade que esse lugar proporciona. 

Disponibilidade de visitas de segunda à sábado, em horários flexíveis.

No blog da ConectaImobi, você encontrará outros exemplos de descrições criativas para anúncios de imóveis, clique aqui para conferir.

INVISTA NA APRESENTAÇÃO DAS FOTOS E VÍDEOS

 
IMAGEM É TUDO!
Publicar apenas ÓTIMAS fotos dos imóveis é o básico que você deve fazer!


As chances de um anúncio sem fotos render cliques são remotas e fotos ruins, dificilmente, lhe darão uma segunda chance para motivar o Cliente a conhecer o imóvel presencialmente. Portanto, capriche!

Se você pretende impressionar os Clientes, as fotografias precisam ter uma qualidade impecável.

Capriche nos detalhes: Iluminação, ângulos diferentes, profundidade com máximo de realismos, cores e nitidez

Algumas dicas básicas para as fotos são: organizar toda a casa e não deixar objetos fora do lugar; o imóvel precisa estar muito limpo e organizado.

Fotografar o imóvel em dias de sol para que a iluminação favoreça a imagem;

Fotografar todos os cômodos do imóvel, a fachada do prédio ou da casa e as áreas comuns do condomínio.

Não fotografe a mobília ou adereços do imóvel, pois além de a mobília não ser o que interessa na transação, elas podem não agradar o gosto do seu Cliente e influenciar negativamente a decisão dele.

20 imagens é uma boa média para conseguir mostrar o imóvel.
Imóveis muito pequenos, use menos imagens. Imóveis maiores, possuem mais cômodos para mostrar, então use mais fotos.
O importante é que você só publique imagens que mostram e valorizam o imóvel.
Imagem de vaso sanitário, de uma parede ou de um adorno da decoração, só cansam o cliente.
Seja cuidadoso na captura e escolha das imagens! 

Escolha com atenção a foto principal do anúncio.
A foto de capa ou destaque, geralmente é um dos primeiros lugares que o Cliente vai olhar. Use uma linda foto de capa para atrair o olhar dele para o seu anúncio!

Escolha imagens claras, amplas, que consigam valorizar o imóvel.

Além disso, fotos nos anúncios são um dos fatores que influenciam no ranqueamento do anúncio, ou seja, se o anúncio não tem fotos, ele perde a chance de despertar o interesse do Cliente e de aparecer na primeiras posições do portal.


INFORME O PREÇO COMPLETO


Você sabia que depois da localização, o preço do imóvel é a informação que o consumidor considera mais importante em um anúncio?

Quem está em busca de um imóvel, seguramente tem uma quantia específica para destinar à esta aquisição. Saber se aquele imóvel cabe dentro deste orçamento é mandatório para que ele prossiga na leitura do anúncio

O preço correto do anúncio é essencial para seu cliente confie nas demais informações do anúncio. 

Jamais divulgue um valor menor ou apenas da primeira parcela, isso só vai fazer você atrair leads desqualificados e pior ainda, irá comprometer a imagem da sua imobiliária, afinal não há nada mais frustrante para o consumidor do que ter suas expectativas quebradas em relação à preço.

Informe tudo!  Iptu, Condomínio, Taxa Extra, Valor de Reserva…


DIVULGUE O ENDEREÇO COMPLETO DO IMÓVEL

Anúncios com o endereço completo possuem mais chances de aparecerem nas primeiras colocações dos portais e aumentam em mais de 300% as chances de contato, além de, obviamente, gerar leads mais qualificados.

O assunto é polêmico e gera controvérsias no Mercado Imobiliário.

Mas, o fato é que a nova era de consumo é composta de consumidores exigentes, que buscam informações completas e rápidas e querem sobretudo, soluções eficazes e práticas para solucionar seus problemas e necessidades.

Neste contexto, deixar de exibir informações completas do imóvel na internet está em sentido contrário aos novos hábitos de consumo digital.

Divulgar o endereço completo do imóvel é uma tendência do mercado e quem defende a prática acredita estar em vantagem dos seus concorrentes.

Muitas Imobiliárias já entenderam que no mundo mudou e como o  tempo é cada vez mais escasso no dia a dia das pessoas, anúncios com informações ricas e detalhadas são extremamente valorizadas pelo novo perfil de consumidor.
Essas Imobiliárias compreenderam que precisam facilitar a vida do Cliente, encurtando caminhos e garantem que esta nova forma de anunciar aumenta muito o número de contatos interessados e que de quebra ainda economizam tempo de atendimento, já que a Imobiliária investe seu tempo apenas em Clientes realmente interessados.

Outro ponto sobre o endereço, a busca de imóveis via mobile está crescendo cada vez mais. No VivaReal já representam 60% dos 17 milhões de acessos mensais
É muita coisa, não? E o número só cresce.

O aumento da utilização dos dispositivos móveis sem dúvida estimula muito a adesão da “localização’ para os usuários (exemplo da crescente popularização de recursos que usam localização: Não sair de casa sem o Waze, colocar endereço de um restaurante no Google, busca em mapas, Foursquare, páginas no Facebook, etc)

Há ainda um grande time que é contra e teme que o mercado não esteja preparado para isso. Sendo duas desvantagens as mais apontadas: 

– Concorrência pode tentar captar o imóvel;
– Cliente pode fechar direto com o proprietário.

Mas, será que faz sentido você não publicar o endereço por medo do concorrente?

Talvez concorde que quem trabalha na mesma região que você, vai saber onde é o imóvel só de olhar suas fotos. Ele não precisa do endereço completo, quem precisa e valoriza essa informação é o Cliente e os Portais.

Se ao longo de todo este artigo estamos falando que o anúncio do imóvel precisa ser todo planejado e preparado para atrair o interesse do Cliente, então será que não está na hora de você parar de se preocupar com o corrente para focar em quem realmente merece sua atenção?!

Mas, se ainda assim não estiver convencido e seguro em divulgar o endereço completo, ao menos não deixe de referenciar a localização, pode ser a altura da rua, ruas próximas… 



CADASTRE TODOS OS DADOS DO FILTRO DE BUSCA DE IMÓVEIS

Quando uma pessoa procura por um imóvel, seja para alugar ou comprar, ao entrar no seu site ou em um portal imobiliário, em geral antes de tudo, ela faz um filtro de acordo com seu interesse.

Ao filtrar, ela recebe um resultado de imóveis que estão dentro dos critérios de interesse informados nos campos de busca que ela preencheu.

Então, se você esquecer de cadastrar os dados todos, ou cadastrar errado, seu imóvel não vai aparecer no filtro do Cliente.

Para não correr este risco, preencha todos os filtros na hora de cadastrar um imóvel.

Algumas informações são “opcionais”, mas lembre-se que quanto mais detalhes você fornecer, mais fácil será de seu imóvel ser encontrado.
Quando o usuário busca por “portaria 24 horas”, e seu imóvel não está marcado como tal, ele não aparece nos resultados.

Insira os dados de opção de lazer, quando existirem (piscina, churrasco, quadras de esporte, playground, salão de festas, dentre outros); Informe quantidade de vagas, quartos, área do imóvel, opções de segurança)

O resultado é que a busca do usuário lhe mostra os imóveis que atendem suas necessidades, o que para o anunciante significa encontrar alguém disposto a comprar/alugar exatamente o que ele tem para oferecer.



DIVULGUE OS IMÓVEIS EM CANAIS EFICIENTES 

Anúncio pronto?
Então é hora de expandir a divulgação.
Aproveite o alcance de diversas mídias e publique o anúncio.
Redes Sociais, Portais Imobiliários e Site. 

*Redes Sociais
Você sabia que o Brasil ocupa a 3ª posição no ranking de País  com mais pessoas conectadas nas Redes Sociais?

O Facebook por exemplo, estima que aproximadamente 127 milhões dos seus usuários estejam no Brasil.
Levando isso em conta, é fácil compreender que você, tem um ótimo canal de anúncios ali, certo?

Mas, o Facebook não é a única rede social que os consumidores estão presentes. Muitas redes sociais vem ganhando força e você como um empresário de visão, deve também apostar nelas.

Gráfico da Goobec com os usuários mensais por rede social. Facebook é o primeiro com 2,23 bilhões. Em segundo temos o Youtube com 1,9 bilhão de usuários. Whatsapp aparece na terceira posição com 1,5 bilhão e posteriormente o Instagram aparece 1 bilhão de usuários. Linkedin, Pinterest e Snapchat aparecem com 600 milhões, 250 milhões e 188 milhões respectivamente.Fonte: Goobec


De acordo com o gráfico, note que Youtube tem grande relevância. 

Desse modo, publicar vídeo dos imóveis não apenas ajuda na apresentação e faz grande diferença na atração de leads, como também conta como anúncio em redes sociais.

Outra rede social que tem apresentado resultado exponencial é o TIKTOK, seu uso não para de crescer e vem se tornando a grande aposta para a bola da vez.
Aposte em marcar presença por lá também. Por ser uma rede ainda pouco explorada, saia na frente e marque presença antes da concorrência

*Portais imobiliários

Além das redes sociais, o uso de portais imobiliários é essencial.
Por concentrarem muitas oportunidades em um único lugar, é um meio bastante utilizado por interessados para pesquisa de imóveis.

Separe uma parte do seu orçamento de marketing imobiliário, para contratação de um bom portal.

*Anunciando imóveis no seu site imobiliário

Por último, porém não menos importante é a divulgação do anúncio no site da imobiliária.

Um usuário que encontrar seu anúncio fora do seu site, certamente, irá procurar por ele antes de entrar em contato diretamente com a Imobiliária.
Lá ele pretende conhecer um pouco mais sobre a Empresa.

Por isso, o mesmo capricho e padrão de qualidade nos anúncios devem se manter. Um site responsivo, com boa apresentação, repleto de conteúdo interessante, possibilidade de contato on line, é fundamental para que sua Imobiliária conquiste a credibilidade que o consumidor procura para fechar negócios em segurança.