O que fazer com resto de entulhos?

O destino que se dá aos entulhos de obras está bastante em evidência nos dias atuais. Se preocupar com o meio ambiente e ser responsável pelo descarte consciente diminui desgastes das empresas no final das obras e também é possível lucrar ou reduzir os custos de obras negociando os restos de entulhos.

As obras requerem uma atenção muito importante na questão financeira. Ter algum método que reduza esse deficit é o primeiro passo para fugir de um possível prejuízo ou do acumulo de restos de obras, porém se o chefe quiser apenas repassar esses materiais, também é possível. Existem algumas possíveis soluções para facilitar o trabalho das empresas:

  • Doações: doar material para construções de obras carentes, como creche, abrigos, entre outras…
  • Futuras obras: procure encontrar empresas que estão planejando obras e construções.
  • Planejamento: olhe para o futuro! Procure organiza-se para não se livrar dos restos, sendo que existe alguma possibilidade de arcar com outras obras.

Para evitar problemas judiciais, há alguns fatores que as empresas podem focalizar para impedir surpresas indesejadas.

1SUSTENTABILIDADE

Busque sempre guarda o resto de entulhos para uma futura obra e assim, evita-se o gasto desnecessário e a eliminação de material em locais inadequados. Porém, sabemos que existem certos materiais que não há reutilização e por conta disso, o importante é saber separar o que vai ser descartado, como por exemplo, diferenciar o que é plástico, metal, papel e vidro.

2- RESPONSABILIDADES FISCAIS

O planejamento é primordial para evitar problemas sociais e judiciais. Estar sempre verificando a que fim levou cada sobra de material e avaliar o trabalho de descarte são exemplos de responsabilidades que a pessoa tem para poupar algum prejuízo.

Gestão e Planejamento

Essas duas palavras são essenciais em busca do sucesso organizacional. Arquitetar um passo a passo para a construção de um sistema que facilite a administração do descarte desses entulhos já é meio caminho andado para a conclusão eficaz em relação a eliminação correta dos restos de obras. Duas opções para terceirizar a retirada desses materiais são:

  • As caçambas são ótimas maneiras de armazenar e transportar entulhos e demais resíduos das obras.
  • Em caso de obras maiores, existem empresas que realizam esse trabalho de transporte e recolhimento. Atente-se apenas nas responsabilidades desse serviço.

Bom, essas são algumas dicas para auxiliar na finalização do serviço. Ter um pouco de preocupação com essa questão, automaticamente, facilita uma sere de outros fatores, tanto socialmente quanto financeiramente. Além disso, é sempre bom reduzir os custos de obras o máximo possível.